Viver com e aceitar o medo de falhar e considerações sobre a emigração

Mudar-me para outro país obrigou-me a ajustar mentalmente ao fracasso.

Numa cidade onde vivem milhões e onde há uma competição extrema é inevitavel que em alguma altura duvidemos do nosso valor, que tropecemos nas nossas certezas e que comecemos a questionar o nosso lugar no mundo.

Outra razão para isso acontecer é vermos as nossas expectativas em relação à emigração goradas. Emigrar para Londres não é algo que faz de nós especiais: é uma acção que nos vai exigir que demos o melhor de nós e que nos vai fazer querer ser melhores do que somos. A vida cá não é fácil. Não temos o trabalho que queremos só porque sim. Temos de ser mesmo muito competentes, ter experiência e saber fazer networking. E por isso é inevitável que quem emigre se sinta perdido com a realização de que afinal a vida que queremos não se resolve com uma mudança.

Eu passei por isso e fiquei destroçada. Da arrogância dos meus 20s achei que tinha características e motivações que mais ninguém tinha e que mudar para outro país me ia mudar a vida simplesmente porque havia mais oportunidades.

E essa tomada de consciência é uma das coisas mais preciosas que tiro desta experiência. Tive tantas rejeições, bati tantas vezes com “a cabeça na parede”, que afinal, se calhar, o problema não estava no facto de o mundo ser um sítio ingrato.

Passei a viver com o medo de  falhar e isso trouxe-me uma coisa positiva: querer ser melhor. Trabalhar para melhorar as minhas competências.

Aprendi a viver esperando o falhanço. Ao saber que falhar é inevitável e destrutivo se não fizer o melhor que posso para isso não acontecer, dou o melhor de mim. E por isso, é que mesmo nos meus dias mais negros, não me arrependo de ter dado este passo.

Deixe uma Resposta

