Viver com e aceitar o medo de falhar e considerações sobre a emigração

Mudar-me para outro país obrigou-me a ajustar mentalmente ao fracasso.

Numa cidade onde vivem milhões e onde há uma competição extrema é inevitavel que em alguma altura duvidemos do nosso valor, que tropecemos nas nossas certezas e que comecemos a questionar o nosso lugar no mundo.

Outra razão para isso acontecer é vermos as nossas expectativas em relação à emigração goradas. Emigrar para Londres não é algo que faz de nós especiais: é uma acção que nos vai exigir que demos o melhor de nós e que nos vai fazer querer ser melhores do que somos. A vida cá não é fácil. Não temos o trabalho que queremos só porque sim. Temos de ser mesmo muito competentes, ter experiência e saber fazer networking. E por isso é inevitável que quem emigre se sinta perdido com a realização de que afinal a vida que queremos não se resolve com uma mudança.

Eu passei por isso e fiquei destroçada. Da arrogância dos meus 20s achei que tinha características e motivações que mais ninguém tinha e que mudar para outro país me ia mudar a vida simplesmente porque havia mais oportunidades.

E essa tomada de consciência é uma das coisas mais preciosas que tiro desta experiência. Tive tantas rejeições, bati tantas vezes com “a cabeça na parede”, que afinal, se calhar, o problema não estava no facto de o mundo ser um sítio ingrato.

Passei a viver com o medo de  falhar e isso trouxe-me uma coisa positiva: querer ser melhor. Trabalhar para melhorar as minhas competências.

Aprendi a viver esperando o falhanço. Ao saber que falhar é inevitável e destrutivo se não fizer o melhor que posso para isso não acontecer, dou o melhor de mim. E por isso, é que mesmo nos meus dias mais negros, não me arrependo de ter dado este passo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s