Londres – conhece o teu vizinho

Cresci numa cidade pequena onde toda a gente se conhece. E se na adolescência clamava o anonimato, na adultez fez-me falta pertencer a algum lado. A nossa identidade faz-se de pequenas coisas: de quem nos rodeia, a nossa profissão, onde vivemos e onde achamos que pertencemos. Numa cidade tão vasta como Londres é difícil sentir que fazemos parte de uma comunidade local, as relações são facilmente superficiais e mal conhecemos quem mora ao nosso lado. As nossas vidas são tão cheias de ocupações que acabamos por viver numa bolha, sem reparar no que se passa tão perto.

Desde o ano passado trabalho como freelancer e isso significa que posso estar alguns dias em casa ou ter dias em que trabalho 12 horas divididas por 2 trabalhos. Esta não-rotina permitiu-me conhecer os meus vizinhos de formas estranhas:

  • Conheci os meus vizinhos do lado, imunologistas a fazer investigação sobre cancro quando estava com o meu gato fora da minha porta. Fiz perguntas sem ter medo de ser intrometida.
  • Conheci as vizinhas enfermeiras umas portas adiante porque precisaram de ajuda a mudar um sofá e eu e o Nelson estavamos à porta a conversar.
  • Os vizinhos duas portas ao lado que nos deram vinho e guloseimas para o Kili na véspera de ano novo. Sempre que nos vemos paramos para conversar.
  • A vizinha da ponta que tem 5 bisnetos dos quais me mostra fotografias sempre que me vê porque a ajudo a carregar as compras.
  • A vizinha de baixo porque a ajudámos quando teve uma infiltração.

Com um pouco de disponibilidade e interesse, conheci pessoas por quem tenho carinho. Sinto agora que o prédio onde vivo é um sítio familiar, onde vivemos perto de pessoas que nos cumprimentam de forma enfática quando nos vêem e que nos perguntam como estamos. 5 anos depois de viver aqui sinto-me em casa e isso ajuda tanto na adaptação a uma cultura que não é a nossa.

 

Deixe uma Resposta

